Translate

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

MEXILHÕES AO VINAGRETE

Mexilhões à Vinagrete é um prato muito fácil de preparar. Os mexilhões são servidos frios e podemos apresentá-los na própria casca do mexilhão ou em fatias de pão de sua preferência como entrada ou inclusive como prato principal. Por outro lado, é um prato que será muito econômico, já que precisaremos apenas destes moluscos e de alguns vegetais para preparar a vinagrete, junto com um bom azeite de oliva e vinagre de preferência de maçã para temperar.

Ingredientes:

1 kg de mexilhões
1 cebola
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1/2 cebolinha
3 tomates
2 folhas de louro
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de vinagre de maçã

Modo de Preparo:

    Os mexilhões devem ser frescos; se não forem ser consumidos no mesmo dia devemos deixá-los em um recipiente com água fria a maior quantidade de tempo possível antes de seu futuro cozimento, mudando a água a cada seis horas, aproximadamente.
   Se forem congelados e de boa procedência os mexilhões já são pré cozidos dispensando a fervura dos mesmos.
    Lave e escorra os mexilhões em água.
   Coloque meio copo de água para esquentar em uma panela grande e quando a água começar a ferver adicione uma folha de louro e a seguir os mexilhões.
  Adicione à panela um jato generoso de vinho branco, os grãos de pimenta preta e uma pitada de sal.
  Deixe os mexilhões cozinhando uns 3 minutos e assim que estiverem todos abertos os retiramos com uma escumadeira. Deixe esfriar e reserve em um prato. Não jogar fora a água do cozimento, coe e reserve em um copo.
 Tire os mexilhões da concha com a ajuda de uma faca, raspando todo o mexilhão até que o interior fique limpo. Reserve os mexilhões por um lado e as conchas por outro.

Preparo do Vinagrete:

   Lavar todos os vegetais e secá-los.
  Pique a cebola, a cebolinha e os tomates junto com os pimentões e misture tudo em uma tigela.
  Acrescente um pouco de salsa picada e sal a gosto, e mexa bem misturando os sabores das hortaliças.
  Em um copo acrescente uma pitada de sal e a pimenta preta, introduza o azeite de oliva extra virgem e o vinagre de maçã e mexa com um garfo até que fique misturado.
  Acrescente o vinagrete à tigela com as hortaliças, misture muito bem juntando todo o sabor.

Apresentação do prato:

  Você poderá fazê-lo tipo salada, todos em um prato sem as conchas, ou então cada mexilhão em uma concha vazia conforme na foto e quando estiverem todos colocados disponha por cima o vinagrete que reservou.
 Como foi dito no início, você pode servir também este prato sem a casca do marisco mas com pão de sua preferência, torrado ou semi torrado com azeite e pitadinha de sal.


Joãozinho Caiçara - Festival do Mexilhão
Caraguatatuba - SP


Observação: Os meses de outubro a março são propícios para fazer este prato, pois é a época dos mexilhões.








Propriedades medicinais dos Mexilhões:

 O mexilhão é um molusco bivalve considerado, por vezes, como um irmão pobre de outros mariscos mais apreciados. No entanto, os benefícios do mexilhão são muito superiores aos de outras espécies de moluscos.

Benefícios para a saúde e propriedades curativas do Mexilhão:

  O mexilhão fornece proteínas de qualidade e são facilmente digeridas, tornando-o adequado para pessoas convalescentes. A sua contribuição em vitaminas do complexo B e em minerais é elevada, sendo, por sua vez, um produto nutritivo e hipocalórico. As propriedades medicinais do mexilhão estão relacionadas com as suas propriedades nutricionais. A elevada quantidade de ferro que contém tornam-no muito adequado para pessoas com anemia por deficiência de ferro. Além disso, o ferro do mexilhão é bem absorvido no intestino, ao contrário do que acontece com alguns vegetais.

 O conteúdo de vitaminas do complexo B e minerais como o iodo e o magnésio permitem combater estados de fadiga, sendo também um alimento interessante para crianças e atletas. Por outro lado, o iodo impede o hipotiroidismo. Outro dos benefícios do mexilhão é o de ser um alimento saudável para o coração.O seu alto teor de potássio ajuda a controlar a hipertensão e a retenção de líquidos, enquanto que a maioria das suas escassas gorduras são do tipo ômega 3, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. De fato, o mexilhão apenas contribui com colesterol, a pesar de ser um marisco.

 
Fazenda Mexilhão
Caraguatatuba-SP
Há uns anos, descobriram-se outras propriedades medicinais do mexilhão muito interessantes, devido ao seu alto teor de glucosaminas. A glucosamina é o anti-inflamatório natural mais potente, sendo particularmente útil nos processos articulares, tais como reumatismo, artrite e artroses. A glucosamina atua por acumulação e, apesar do mexilhão da Nova Zelândia ou mexilhão de lábio verde ter fama, todos os tipos de mexilhão contêm esta substância em abundância. A glucosamina usada como medicamento convencional é obtida a partir de moluscos.

   A forma mais habitual de consumir o mexilhão é abri-los no vapor numa panela, depois de os limpar, com um fundo de água do mar, se puder, e umas folhas de louro, retirando-os assim que abrirem. O mexilhão é um alimento delicioso que fornece notáveis benefícios para a nossa saúde.

Fontes: 
https://comida.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-mexilhoes-a-vinagrete-4198.html
http://biomania.com.br/artigo/mexilhao
http://fazbemasaude.blogs.sapo.pt/mexilhao-as-propiedades-dos-mexilhoes-32895



Nenhum comentário:

Postar um comentário